terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

livro grátis (free e-book): 31 tipos de Sistemas de Informação - 31 maneiras de a TI ajudar as Organizações

31 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO- 31 MANEIRAS DE A
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AJUDAR AS ORGANIZAÇÕES
Por Stanley Loh

Link para baixar o livro grátis:
www.intext.com.br/31-tipos-stanley-loh.pdf

Resumo do livro:
Este livro apresenta 31 tipos de Sistemas de Informação. Para todos tipos, há um objetivo específico, que o diferencia dos demais. O texto também procurará explicar o funcionamento e as aplicações de cada tipo.
Quando possível, o livro irá aprofundar técnicas de implementação de alguns tipos, ou seja, como torná-los concreto, sem necessariamente falar de programação de computadores. A ideia é poder falar de tecnicalidades, que ajudem o leitor a entender o funcionamento dos sistemas mas que  principalmente ajude a desmistificar a TI, mostrando que tais sistemas não são ficção científica.
O livro ajuda profissionais de todas as áreas a entenderem como a TI pode ser empregada nos diferentes tipos de organizações, seja empresas com ou sem fins lucrativos, órgãos e empresas públicas, e mesmo instituições, associações e entidades. As diferentes aplicações discutidas no livro servem como benchmarking para futuras implantações. Há exemplos de aplicações não só para empresas mas também para as áreas de saúde, educação, engenharias, gestão de tráfego e mobilidade e outras.
O livro também serve de introdução a estudantes de cursos de TI (Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas para Internet), dando uma visão geral das diferentes maneiras de aplicar tecnologias da informação nas organizações e os ganhos que podemos obter. E serve para interessados em implementar e implantar tais sistemas, discutindo técnicas de como fazê-los acontecer na sua organização.
Os sistemas foram classificados de acordo com seus objetivos e tipos de informações que manipulam, mas nada impede que um mesmo SI, encontrado em alguma organização, esteja classificado em mais de um tipo.
Os objetivos são diferentes, porque há especializações. No fundo, todos SIs têm por objetivo gerenciar informações para apoiar decisões. Mas a forma como as informações são manipuladas ou mesmo as diferentes formas de representação da informação, bem como os diferentes modos de apoiar decisões e gerenciar as informações é que dão origem a diferentes tipos e, portanto, daí vem esta nossa classificação.
Alguns autores podem não concordar com esta classificação. Ela é uma das formas de organizar os tipos de SIs, principalmente para que as pessoas entendam como a TI pode ajudar pessoas e organizações. A ordem dada tenta seguir uma evolução histórica dos SIs e uma ordem crescente de complexidade e modernidade. Entretanto, é apenas uma visão do autor e não segue nenhum rigor científico. Os tipos são o reflexo das experiências do autor como professor, consultor e analista de sistemas durante mais de 20 anos.
Note, caro leitor, que a alguns tipos foram dedicadas mais páginas, ou por serem mais modernos ou mais utilizados no contexto atual. Por exemplo, segundo pesquisas recentes, os 3 tipos em que as empresas mais investem atualmente são ERP, CRM e BI. Por isto, deveria haver mais conteúdo sobre estes tipos. Entretanto, como ERP é um tema bastante dependente de fornecedores, o seu espaço foi diminuído.
O leitor também poderá notar que os tipos mais para o final parecem ser de maior complexidade e por isto fazem uso de tipos mais básicos ou precisam destes tipos para ter suas informações de entrada. Isto reflete a evolução dos SIs de aplicações operacionais para táticas e estratégicas (da parte de baixo da pirâmide organizacional Estratégico-Tático-Operacional para os níveis mais acima). Este fluxo representa o ideal de uma organização, onde o nível operacional suporta as decisões táticas que por sua vez servem para atingir os objetivos estratégicos.

7 comentários:

Beto disse...

Valeu pela dica Professor, vou apreciar a leitura!

Marcelo.Cabeda disse...

Professor Stanley Loh. Que grata informação esta, o seu livro sobre Sistemas de Informação, que o nosso aluno Mario A. Silva já me repassou. Será de muita utilidade para mim e certamente irá também beneficiar nossos alunos. Verifico seu interesse pela Gestão da Inovação. Este é um tópico muito importante para mim. Vamos nos conhecer pessoalmente? Estou na ULBRA Campus Canoas nas noites regulares de 2a a 5a feira. Espero poder tomar um café em sua companhia. Parabéns pela contribuição. Marcelo.Cabeda@gmail.com

Stanley Loh disse...

Marcelo Cabeda, o próximo livro será sobre Inovação. Estou preparando uma série sobre a "História da Inovação".
O volume I será sobre "As grandes revoluções tecnológicas na história da humanidade".
O volume II será "Os fatores impulsionadores da inovação nas empresas e na sociedade".
E o volume III será "As origens da inovação nos países".

Marcelo.Cabeda disse...

Stanley... hoje estou divulgando o seu livro para vários alunos de SIG. Tenho 100 a distância na NetAula, 207 (alguns se repetem) no Facebook e 32 são presenciais na 3a feira a noite. Podemos conversar pessoalmente?
Marcelo.Cabeda@gmail.com

Prof. Ilan Chamovitz disse...

Prof. Loh, conforme combinado em agosto de 2013, estou substituindo a indicação da página sobre Sistemas de Informação pelo endereço para download do livro. Estou indicando para as atividades complementares produzidas pelo FGV Online,para o livro Gestão Estratégica de TI. Parabéns pela publicação, uma excelente referência! Muito sucesso! Prof. Ilan Chamovitz

valáquia disse...

Caro Prof. Stanley,
Gostaria de saber como posso ter acesso ao site desenvolvido para análise de sentimentos em textos da Web. Eu vi o video sobre o programa no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=94CyzMxItxk

Estou desenvolvendo artigo sobre relevancia de noticas e mercado financeiro e ferramenta seria de grande valia para minha pesquisa.

Por gentileza, podem me passar informacoes sobre o referido programa.
Ivone Luiz

Stanley Loh disse...

Ivone, o software SWASI (para análise de sentimentos) ainda não está disponível.